No dia 24/02/2011 foi ao ar uma reportagem do programa Super Pop da Redetv onde foi abordado o tema de Magia e poder dos Pais de Santo na vida das pessoas.
Foram convidados o Bispo Gê da Igreja Renascer, a ex-atriz pornô Vivi Bruniere, Pai Cassio Ribeiro, Pai Guimarães de Ogum e Rafael d'Logunedê.
É muito obvio pra mim que a intenção do produtor do programa era criar um cenário de discussão e bate-boca, pois chamar pessoas de outras religiões para explicar práticas que não fazem parte da ritualística delas não é algo coerente.
Assista a 1ª parte do Programa
Assista a 1ª parte do Programa
É como você pedir para um eletricista explicar o porquê do cano da sua casa está vazando água ou pedir pro encanador explicar como funciona a instalação elétrica de uma residência.
Mas o programa é feito para entreter e não para esclarecer o telespectador. Infelizmente, nós Umbandistas não temos um espaço na mídia para expormos e debatermos nossas idéias, o pouco espaço que é dado tem que ser aproveitado para tentarmos mudar um pouco a imagem que a maioria das pessoas tem dos praticantes da Umbanda.
Saibam que mais da metade da mídia do Brasil(jornais, rádios, televisão) está na mão dos Evangélicos, e eles não querem de jeito nenhum dar voz para nós pois não querem perder seus lucrativos rebanhos para outras religiões.
Mas isso é uma outra historia né?. Então vamos falar sobre o programa.
Logo no começo apresentadora levanta uma questão, diz ela:
"Próximo ao meu condomínio, tem uma encruzilhada e lá vão umas pessoas de branco que deixam pratos, garrafas... o que é aquilo?". Link da fala da apresentadora
Afinal, porque as pessoas fazem oferendas?
A oferenda é um ato religioso. É impossível saber quando as pessoas começaram a fazer oferendas. Nos povos pré-históricos há indícios de oferendas de animais e outros elementos em suas culturas. Na cultura grega, egípcia, romana, celta, chinesa, japonesa, hindu, indígena e muitas outras se serviam das oferendas para se relacionar com Deus e suas Divindades. Oferenda é como uma "ponte" entre a pessoa e o mundo espiritual.
Já o propósito ao qual a oferenda é realizada, é outra historia. É necessário fazer essa separação pois é onde a maioria das pessoas ficam confusas, principalmente para quem não faz parte da religião.
O propósito da oferenda é dado por quem a realiza, logo, se uma pessoa faz uma oferenda pedindo algo positivo, um dia algo bom vai acontecer na vida dessa pessoa e se ele pede algo ruim, algo ruim vai voltar também para essa mesma pessoa.
Engraçado é que o Cássio Ribeiro explica isso no vídeo citando como exemplo que se você ver uma oferenda numa encruzilhada, NÂO é possível saber o propósito dela pois pode ser uma oferenda de agradecimento, saúde, emprego, etc...
Mas logo em seguida, somos atingidos pelo fogo amigo......
O jovem sacerdote Rafael de Logun Edé, aparece passeando pelas encruzilhadas tentando(não sei como), explicar o propósito das oferendas que ele encontra pelas ruas, lamentável....
Talvez as entidades estivessem posicionadas nas oferendas e dissessem a ele o propósito ao qual elas foram consagradas...
E porque fazem as oferendas na rua?
Ora, simplesmente porque não tem um lugar apropriado para se fazer. Aqui em São Paulo, por exemplo, temos 3 espaços dedicados as praticas espirituais, um fica em Nazaré Paulista um em Santo André e o outro em Juquitiba. Não são todas as pessoas que tem condições para se deslocar até lá para se fazerem suas oferendas.
Ora, simplesmente porque não tem um lugar apropriado para se fazer. Aqui em São Paulo, por exemplo, temos 3 espaços dedicados as praticas espirituais, um fica em Nazaré Paulista um em Santo André e o outro em Juquitiba. Não são todas as pessoas que tem condições para se deslocar até lá para se fazerem suas oferendas.
Nossos governantes têm a obrigação de criar locais coletivos onde se possam fazer oferendas e trabalhos espirituais, para que assim a pessoa que for fazer a oferenda não tenha que se esconder e sofrer alguma discriminação por causa de sua prática.
Continua.....
Continua.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário