terça-feira, 12 de julho de 2011

O Poder do Tabaco

Olá meu irmãos.
Vou iniciar uma série de artigos com a finalidade de explicar certas práticas dentro da nossa religião.
Vamos falar sobre o Tabaco.
O fumo dentro da Umbanda é muito importante não só como um desagregador de energias negativas como também um facilitador para o transe mediúnico.
O tabaco é uma planta originaria do continente americano e a historia nos mostra que antes do descobrimento da America não havia registro dessa planta em nenhum lugar do mundo.
Aqui na America o tabaco era utilizado pelos nossos pajés, única e exclusivamente para fins religiosos e ritualísticos, JAMAIS para uso recreativo.
Quando o europeu chegou aqui logo se encantou com essa planta e depois de alguns anos a planta já estava difundida em toda a Europa, era fumada pelas elites e pela plebe. O tabaco também mudou drasticamente o cenário político e econômico tornando-se  uma fonte de renda para os cofres públicos.
Mas, como tudo o que é concebido para ser utilizado como sagrado se for usado de forma profana acaba acarretando problemas para quem desrespeita isso.
Os antigos índios advertiram o europeu dizendo que o tabaco tinha uma espírito muito forte e que se ele não fosse respeitado ele escravizaria quem dele se servi-se.
Pois é, alguns séculos mais tarde pesquisadores descobriram que no tabaco existe uma substancia chamada nicotina e que ela causa dependência física e psíquica nas pessoas. Até hoje na pajelança cabocla, quem quiser se iniciar nos mistérios do tabaco, não pode fumar, pois os pajés dizem que o espírito do tabaco não trabalha com escravos.
O fato é que o tabaco é uma erva mágica por excelência e está presente em todos os rituais umbandistas e são poucas as entidades que não fazem uso dele.
Os guias quando estão incorporados nos seus médiuns usam o tabaco de forma respeitosa,e em momento algum, TRAGAM a fumaça, logo, ela não entra nos pulmões dos médiuns e não os prejudicam e nem induzem a se viciarem nele, digo isso com convicção pois sou médium e não sou fumante.

Isso precisa ficar claro, pois não podemos admitir que alguém culpe um guia espiritual dizendo que foi por causa dele que o médium começou a fumar.
A grande parte das entidades pede aos seus médiuns dêem a elas charutos, cigarros de palha, cachimbos que nesses casos são fabricados com um tabaco mais puro, com poucos substancias químicas misturadas como é o caso dos cigarros industriais.
A vantagem de se trabalhar com cachimbos e cigarros de palha é a liberdade de poder colocar outras ervas misturadas com o tabaco. Muitos guias pedem isso aos seus médiuns, pois dessa forma eles potencializam a força do tabaco combinando com ele outras ervas, como por exemplo: Sálvia, Camomila, Calendula, Alfazema, etc...
Essa é uma forma muito eficiente de trabalhar, pois o cheiro do tabaco fica disfarçado por causa das outras ervas não incomodando o consulente e também não irritando os olhos das crianças que vão tomar passe dos guias.
O cachimbo é um verdadeiro mistério na mão dos guias, pois ele tem a parte fêmea(fornilho), a parte macho(haste) e a junção dos dois através do fogo(brasa) nasce o filho(fumaça) que recebe os pedidos e orações se espalhando pelo universo.
Tudo na Umbanda tem simbolismo e magia, vamos procurar conhecer mais!
Um grande Abraço!

2 comentários:

  1. Gratidão, que o Grande Espirito te conduza a uma bela caminhada

    ResponderExcluir
  2. Gratidão, que o Grande Espirito te conduza a uma bela caminhada

    ResponderExcluir