terça-feira, 24 de maio de 2011

Religião e Desigualdade Social

É possível associar religião com desigualdade social?
Na cabeça do Bispo Gê, sim.(Veja a Matéria)
Sabendo que a matéria do programa iria falar sobre o Maranhão e sobre  a linda pluralidade espiritual que há naquele estado, ele se preparou previamente com números sobre o desenvolvimento social da cidade de Codó, querendo insinuar que o Estado é miserável em função da religião dos seus habitantes.

Os EUA são um dos países que mais têm evangélicos e nem por isso lá não deixa de ter desemprego, miséria, homicídios, etc...  
Se existe miséria a culpa é dos políticos e não dos sacerdotes.
Sabemos que no passado os Governos e a Religião eram uma coisa só, uma decisão só era tomada com o consentimento do outro.
Hoje o Brasil é um estado Laico, vejamos o que isso significa:

Também conhecido como Estado Secular, o Estado Laico é aquele que não possui uma religião oficial, mantendo-se neutro e imparcial no que se refere aos temas religiosos. Geralmente, o Estado laico favorece, através de leis e ações, a boa convivência entre os credos e religiões, combatendo o preconceito e a discriminação religiosa. 
Desta forma, no Estado laico, a princípio, todas as crenças são respeitadas. Não há perseguição religiosa.
Em alguns países laicos, o governo cria normas para dificultar manifestações religiosas em público.
O Brasil é um país com Estado laico, pois em nossa Constituição há um artigo que garante liberdade de culto religioso. Há também, em nosso país, a separação entre Estado e Igreja.
” - 

A separação da Igreja do Estado é muito bom para que possamos saber onde um começa e o outro termina. Se existe a miséria em um determinado país não é culpando a religião dos seus praticantes que você resolve o problema.
Isso é muito fácil de enxergar, pena que o Bispo use o espaço na Mídia apenas para atacar aqueles que não seguem o seu credo.
Vale lembrar que o nosso país pode deixar de ser um estado laico se no futuro nos não tomarmos consciência da nossa posição política.
A bancada evangélica no congresso vota leis que favorecem seus fieis e prejudicam os fieis de outras religiões, aqui em São Paulo temos o exemplo da Lei Anti-Fumo nos cultos religiosos.
Hoje não existe NENHUM representante genuinamente Umbandista no congresso.
Pensem a Respeito.

Um comentário: