quinta-feira, 1 de março de 2012

O Feiticeiro do invisível

Olá meus Irmãos,

Encontrei um interessante artigo sobre a etimologia da palavra Oxóssi e gostaria de compartilhar com vocês.O texto é longo e procurei traduzir somente a parte que se referia ao significado do nome do nosso querido Orixá.

O link para o texto original é esse.

O artigo é de autoria de Awo Fa'lokun Fatunmbi. Ele é um popular autor de vários livros sobre religião tradicional africana, é um grande babalawo e professor, também é fundador do Awo Study Center, uma organização que ensina as técnicas de adivinhação e rituais de iniciação para Ifá e Orixás.

Peço desculpas caso alguém encontre erros de tradução pois não sou fluente na linguá inglesa.

Um grande Abraço.






Òsóòsi


No Estado de Ogun na Nigéria se cultua um Orixá, ou força na Natureza que é chamada Òsóòsi. Nesse país(cuba) ele é pronunciado Ochosi.
Temos aqui a influencia da lingua espanhola pelos adoradores de Orixás porque não há a letra "C" no alfabeto Yoruba.
Na ortografia tradicional yoruba é Òsóòsi. Uma das coisas que tenho tentado fazer é voltar a utilizar a pronuncia tradicional Yoruba porque assim podemos ter mais sentido naquilo que estamos dizendo.
Quando você vê Ochosi escrito fica dificil derivar qualquer significado dessa palavra.
A linguá Yoruba é rica em elisões.Uma elisão é quando você tem uma frase e junta um determinado numero de palavras para formar uma nova palavra. Quando frases são colocadas juntas para formar o nome de um espirito a esse processo é chamado Oriki do Espirito.
"ki" significa "louvor", também significa "abertura". "Ori" significa "consciencia" ou "Cabeça". Então podemos traduzir Oriki como "Louvar a cabeça" ou "Abrir/Expandir a cabeça/consciência" ou "abrir o mistério que ilumina a cabeça".
Oriki é uma forma de louvação poética que descreve a essencia interior do espírito. No Oriki de um Orixá estão as chaves que contem a a frase que forma seu nome como pode tambem ter a forma poetica que conta sua história.
Olhando para a palavra Òsóòsi, é muito facil quebra-la em duas outras. "Oso" é a palavra para "Feitiçaria".
E que não é uma palavra pejorativa, eu uso feitiçaria como uma referencia para a viajem astral ou desdobramento. Qualquer um que tenha o poder de sair do corpo tem o poder de "oso". Parapcicologos chamam isso de EFC ou experiencia fora do corpo. Mas "Oso" refere-se a uma experiencia fora do corpo causada intencionalmente. Sair do seu corpo por sua própria vontade e usando a invocação como gatilho é o poder de "oso".
No caso de "Osi", você já me viu dizer: "Otun, osi?". Que significa direita e esquerda. "Osi" significa esquerda.
Então na tradução para português ficaria "Feitiçaria Esquerda". O que não faz muito sentido em portugues, mas é uma referecencia muito clara em Ifá se você é totalmente familiar com o tabuleiro de adivinhação(Opon-Ifá).
O lado direito da bandeja está relacionado com a manifestação do presente. O lado esquerdo da bandeja está relacionado com o que está oculto. 
O Odu Ifá é composto pelo lado direito e esquerdo. As marcas do Odu são como uma mandala. A maneira mais simples de olhar para o Odu é considerar que o lado direito representa o que está acontecendo no mundo físico, no presente. O lado esquerdo representa o que está acontecendo no mundo invisível. Isso geralmente representa o que ainda não chegou a SER.
Ifá é baseado na crença de que todas as coisas que potencialmente venham a SER existem em potencial no mundo invisível. O lado direito é a manifestação e o lado esquerdo é o que está em potencial.
O exemplo mais claro dessa polaridade poderia ser como o consciente versus o inconciente.
O que você acha que é problema, e o que é realmente o problema. A analogia se aplica para qualquer coisa que venha a SER.
Quando está chovendo, este clima é criado pela conjunção de frentes de ar invisiveis. Os exemplos são muitos.
Sempre que Ifá faz referencia a "Osi", o lado esquerdo da mão está se referindo ao que é invisivel, ou ao que não pode ser visto, ou ao que não está manifestado. Se você tem a habilidade para sair do seu corpo, você tem a habilidade de afetar seu ambiente físico que não pode ser visto.
Òsóòsi claramente significa ter uma influencia através do poder da feitiçaria.
Os Nigerianos referem-se a esta habilidade com a expressão "being a left" (Deixar na escondida??).
Quando eu ouvi esta frase pela primeira vez levei algum tempo para entender o que eles queriam dizer.
Eu finalmente percebi que aquilo referia-se a habilidade para afetar coisas que não podiam ser vistas.
Agora que temos algum entendimento sobre o Oriki de Òsóòsi e o que isso significa em termos de elisão da palavra em sí.
A outra coisa que eu gostaria de salientar é que o estado de Ogun está localizado proximo a costa da Nigeria.
Òsóòsi somente é encontrado como um Orixá no estado de Ogun.Você não o encontrará em Ile Ife, você não o encontrará em Oyo.
Há em toda a Nigéria o que eu poderia chamar de Orixás locais que somente são cultuados em determinadas regiões.
Há outros Orixás que são cultuados por toda a Nigeria. Há 2 ou 3 Orixás que me vem a mente que somente são encontrados no estado de Ogun. Òsóòsi é um, Agemo é outro e o outro é Lagua. Estes são os 3 orixás nativos do estado de ogun, que você não vai encontrar no resto da Nigéria.
O fato de Òsóòsi ser tão presente no Ocidente é mostrado atraves da historia. Nos temos um Orixá que é somente encontrado no estado de Ogun e que é muito popular no Ocidente. Isso nos indica que um numero significante de escravos que saíram da África para Cuba(e para o Brasil também) eram do Estado de Ogun. A razão pela qual eu digo isso é que eu ouvi diferentes interpretações deste fato.
Pessoas vão para Ile Ife e eles não veêm Òsóòsi e eles acham que Òsóòsi foi perdido e que a religião está em regressão na Africa.
A razão para Òsóòsi  não ser encontrado em Ile Ife é porque ele nunca esteve lá.

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