segunda-feira, 23 de maio de 2011

Espaço para falar - Oferendas


No dia 24/02/2011 foi ao ar uma reportagem do programa Super Pop da Redetv onde foi abordado o tema de Magia e poder dos Pais de Santo na vida das pessoas.
Foram convidados o Bispo Gê da Igreja Renascer, a ex-atriz pornô Vivi Bruniere, Pai Cassio Ribeiro, Pai Guimarães de Ogum e Rafael d'Logunedê.
É muito obvio pra mim que a intenção do produtor do programa era criar um cenário de discussão e bate-boca,  pois chamar pessoas de outras religiões para explicar práticas que não fazem parte da ritualística delas não é algo coerente.

Assista a 1ª parte do Programa

É como você pedir para um eletricista explicar o porquê do cano da sua casa está vazando água ou pedir pro encanador explicar como funciona a instalação elétrica de uma residência.
Mas o programa é feito para entreter e não para esclarecer o telespectador. Infelizmente, nós Umbandistas não temos um espaço na mídia para expormos e debatermos nossas idéias, o pouco espaço que é dado tem que ser aproveitado para tentarmos mudar um pouco a imagem que a maioria das pessoas tem dos praticantes da Umbanda. 
Saibam que mais da metade da mídia do Brasil(jornais, rádios, televisão) está na mão dos Evangélicos, e eles não querem de jeito nenhum dar voz para nós pois não querem perder seus lucrativos rebanhos para outras religiões.


Mas isso é uma outra historia né?. Então vamos falar sobre o programa.
Logo no começo apresentadora levanta uma questão, diz ela: 
"Próximo ao meu condomínio, tem uma encruzilhada e lá vão umas pessoas de branco que deixam pratos, garrafas... o que é aquilo?". Link da fala da apresentadora


Afinal, porque as pessoas fazem oferendas?
A oferenda é um ato religioso. É impossível saber quando as pessoas  começaram a fazer oferendas. Nos povos pré-históricos há indícios de oferendas de animais e outros elementos em suas culturas. Na cultura grega, egípcia, romana, celta, chinesa, japonesa, hindu, indígena e muitas outras se serviam das oferendas para se relacionar com Deus e suas Divindades. Oferenda é como uma "ponte" entre a pessoa e o mundo espiritual.
Já o propósito ao qual a oferenda é realizada, é outra historia. É necessário fazer essa separação pois é onde a maioria das pessoas ficam confusas, principalmente para quem não faz parte da religião.
O propósito da oferenda é dado por quem a realiza, logo, se uma pessoa faz uma oferenda pedindo algo positivo, um dia algo bom vai acontecer na vida dessa pessoa e se ele pede algo ruim, algo ruim vai voltar também para essa mesma pessoa.
Engraçado é que o Cássio Ribeiro explica isso no vídeo citando como exemplo que se você ver uma oferenda numa encruzilhada, NÂO é possível saber o propósito dela pois pode ser uma oferenda de agradecimento, saúde, emprego, etc... 
Mas logo em seguida, somos atingidos pelo fogo amigo......
O jovem sacerdote Rafael de Logun Edé, aparece passeando pelas encruzilhadas tentando(não sei como), explicar o propósito das  oferendas que ele encontra pelas ruas, lamentável....
Talvez as entidades estivessem posicionadas nas oferendas e dissessem a ele o propósito ao qual elas foram consagradas...
  
E porque fazem as oferendas na rua? 
Ora, simplesmente porque não tem um lugar apropriado para se fazer. Aqui em São Paulo, por exemplo, temos 3 espaços dedicados as praticas espirituais, um fica em Nazaré Paulista um em Santo André e o outro em Juquitiba. Não são todas as pessoas que tem condições para se deslocar até lá para se fazerem suas oferendas. 
Nossos governantes têm a obrigação de criar locais coletivos onde se possam fazer oferendas e trabalhos espirituais, para que assim a pessoa que for fazer a oferenda não tenha que se esconder e sofrer alguma discriminação por causa de sua prática.
Continua.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário