segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Uso do Álcool


Abaixo segue o tema do 2º Encontro do Grupo de Estudos sobre Umbanda do realizado no Templo Luz e Amor de Mamãe Oxum:
Uma das coisas que faz com que muitos tenham preconceito e até aversão a Umbanda é a utilização de bebidas alcoólicas pelas entidades. Antes de explicarmos a razão e os mistérios desse fundamento, vamos fazer um paralelo com outras religiões. Qual foi um dos milagres de Jesus Cristo, a água transformada em vinho. Na Igreja Católica Apostólica Romana e nas Católicas Ortodoxas no sacramento da eucaristia o pão representa a carne de Cristo e o Vinho representa o sangue de Cristo, em uma ação que remete à última ceia, demonstrando a união de todos, a comunhão dos fiéis com o filho de Deus.
Em muitas religiões da África o vinho de palma, entre outras bebidas com teor alcoólico, são usadas de forma ritualística e sagrada. Em religiões e cultos xamânicos e ameríndios, em situações determinadas muitos pajés, fazem uso de bebidas fermentadas. Enfim, diversas são as religiões que se utilizam da bebida alcoólica como um de seus fundamentos. Na Umbanda não é diferente, o álcool tem um significado e uma utilização clara e com muito fundamento.
O álcool também traz os mesmos elementos: vegetal (de sua origem na cana), terra (que sustenta a cana), fogo (sua potencialidade para combustão), ar (por ser um tanto volátil) e água (pois se trata de um liquido). É da própria constituição que se assemelha ao éter, e assim à passagem do plano material para o etéreo, visto que ele evapora muito mais rápido do que a água em temperatura ambiente.
Não só do ponto de vista magístico, mas de outros pontos de vista existe a razão da utilização desse elemento.
Aqui no plano material o álcool possui muitas utilidades destacando:
Comprovadamente é um anti-séptico, ou seja, limpa e desinfeta regiões.
É utilizado como desinfetante. Junto com a água serve como excelente diluidor.
O álcool 70 (álcool a 70%) é muito utilizado em hospitais e clínicas para a limpeza (assepsia) das mãos e de balcões e utensílios.
O álcool de cereais é utilizado em muitos medicamentos para a sua conservação e diluição. Ainda hoje se utiliza ele como forma de extrair os princípios ativos de plantas medicinais esses preparados são conhecidos como tinturas.
Se aqui na matéria ele tem essas propriedades no plano espiritual também existe essa correlação, por exemplo:  quando se coloca uma bebida numa oferenda a entidade trabalha com os mesmos  princípios só que no plano espiritual. Quando se coloca velas ao redor da oferenda  a entidade combina o elemento fogo realizando um trabalho higienizador na aura da pessoa ou da casa dela. Quanto a necessidade das entidades beberem é porque caso contrario o magnetismo da entidade absorve muita energia do corpo do médium.Quando uma entidade incorpora ela trabalha com energias do corpo do médium, principalmente durante os passes.
É muito comum vermos entidades que bebem uma garrafa de pinga inteira e deixam o médium em perfeitas condições, se olharem de perto verão que essa entidade trabalhou muito seja dando passes,dançando, curando, fazendo descarregos, etc...
A bebida que o médium ingeriu gerou energia e a entidade direcionou essa energia pra algum lugar (no caso o trabalho que ela realizou) pois sabemos que na natureza nada se perde tudo se transforma, logo não é de se estranhar quando vemos um médium ingerindo  muita bebida e sua entidade não trabalhou suficientemente para direcionar essa energia, restando ao corpo do médium absorver o excesso causando a embriaguez do mesmo.
Quando uma entidade cruza uma bebida e dá um pequeno gole para o consulente significa que ela está trabalhando com a bebida de dentro para fora do corpo da pessoa, é como se fosse um remédio antibiótico que trabalha a enfermidade de dentro para fora.
Os nossos guias espirituais sabem manipular esse elemento e de forma alguma nos induzem a ingerir mais do que eles precisam, eles não "bebem" no sentido vulgar da palavra, muito menos tem apego a bebida.
Fonte: http://deusamorehumildade.blogspot.com/2010/11/uso-do-alcool.html
Bibliografia: Livro Arquétipos da Umbanda – Rubens Saraceni

Nenhum comentário:

Postar um comentário