sexta-feira, 1 de julho de 2011

Xangô - O Juiz de Olorum

Olá meus Irmãos!

Estou escrevendo esse artigo um pouco atrasado devido a alguns compromissos assumidos por mim durante o mês passado, muita correria com mudanças e documentações e etc...

Vamos falar sobre Pai Xangô, o Orixá da Justiça.

No mês passado aqui em São Paulo são feitas as comemorações em homenagem a esse nosso Pai muito cultuado na nossa Religião.

Xangô, como Orixá, é a manifestação do Equilíbrio de Olorum(Deus) no universo, se vocês observarem a natureza entenderão o que eu quero dizer: Vejam as milhares de espécies de animais na fauna, há um equilíbrio na quantidade de animais de uma determinada espécie onde um predador se alimenta de outro animal, controlando assim sua população, esse equilíbrio na natureza é perfeito e só é afetado quando o homem interfere na natureza.

No ser humano Xangô atua trazendo o equilíbrio na mente dos seres.

Xangô é a balança de Olorum que equilibra o lado emocional e racional das pessoas.

Uma balança serve para equilibrar dois lados e duas medidas, se você está emocionalmente desequilibrado, sua balança vai cair para um lado, se você estiver desequilibrado mentalmente sua balança vai cair pro outro lado.

O ideal é o equilíbrio de ambos os lados para que possamos ter uma vida em paz e harmonia.

Nosso Pai Xangô atua exatamente nesse sentido, clareando a nossa razão e equilibrando nossa mente e nosso coração.

Nosso Pai Xangô é próprio juiz de Olorum, e tudo o que as pessoas  fizerem de errado ou certo, Ogum anota e Xangô julga.

Pai Xangô dá a sentença, e Pai Ogum executa-a.


Muitos Umbandistas só recorrem a Xangô, quando estão com problemas na Justiça, e limitam assim sua ação e seu entendimento. Pai Xangô atua em todos os aspectos de nossa vida, pois seu fator equilibrador está em todos nós bastando que somente o invocarmos para que possamos receber suas vibrações equilibradoras.

A Justiça de Xangô é perfeita e não deve ser comparada com a Justiça dos homens.

Muitos que se sentem prejudicados pelos seus semelhantes, invocam Xangô clamando Justiça, mas em seus corações escondem um sentimento de vingança, achando que são inocentes por terem sofrido alguma coisa e que fazendo um clamor serão vingados. Ao invés de pedirem o equilíbrio para se levantarem e tocarem suas vidas, pensam em prejudicar seus semelhantes... uma pena.


Nos Templos de Umbanda é comum nas festas em Homenagem a Pai Xangô servirem um prato típico da nossa culinária: a rabada.

A rabada é um prato onde o ingrediente principal é a cauda do Boi, novamente vou pedir que vocês olhem na natureza e vejam alguns exemplos:

Um pássaro tem sua cauda, que é usada para dar equilíbrio e estabilidade durante seu vôo, se você cortar o rabo do pássaro, ele continua a voar, porem sem o mesmo equilíbrio.

Num peixe é mesma coisa, ele vai conseguir se deslocar no seu meio, porem sem o mesmo equilíbrio.

O mesmo exemplo vale para muitos animais que tem cauda, pois a cauda é usada para dar equilíbrio na movimentação deles.

No nordeste do Brasil existe uma festa muito popular chamada "vaquejada" onde o cavaleiro puxa o rabo do boi enquanto este corre, fazendo com que ele perca o equilíbrio e caia.....

Na festa de Xangô usamos a rabada para comungar desse Axé do equilíbrio com nossos irmãos.

Umbanda tem fundamento, basta querer conhecê-los!

Que nosso Pai Xangô nos abençoe trazendo o equilíbrio para todos nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário